A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 21, o seu primeiro tablet com 5G, o Surface Pro 10. O modelo, voltado às empresas, se destaca pelo lançamento de suporte opcional às redes de quinta geração com processadores Intel. De acordo com a empresa, o produto conta com unidades de processamento neural para os recursos de inteligência artificial (IA), gerando maior desempenho para outras tarefas.

Projetado para elevar os benefícios da segurança do Windows 11 Pro, fornecendo proteção adicional de hardware e software, o tablet acompanha um botão no teclado dedicado para o Copilot. Tem uma tela antirreflexo 33% mais brilhante que a da geração anterior, buscando impedir a perda na precisão de cores e definição quando o aparelho está em ambientes mais iluminados.

Com 287 mm de comprimento, 208,6 mm de largura e 9,3 mm de espessura, o dispositivo pesa 879 g e tem taxa de atualização de até 120 Hz. Além disso, tem diversas opções de memória RAM (8 GB, 16 GB, 32 GB ou 64 GB) e de armazenamento interno (256 GB, 512 GB ou 1 TB); processador Intel Core Ultra série U; recarga de 47 Wh via conector magnético; e tecnologia NFC. Sua conectividade é Wi-Fi 6E e Bluetooth.

Já a câmera – outro destaque do Surface Pro 10 – tem “campo de visão ultra amplo” e enquadramento automático, com câmera traseira de 10,5 MP e uma webcam Quad HD com resolução 1440p. Conta também com reconhecimento facial do Windows Hello, tem som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos e suporte às canetas stylus que operam no protocolo da Microsoft.

As cores são preto e platina e o preço sugerido é de US$ 1.999 (ou R$ 5.966 no câmbio atual) com data de lançamento no dia 9 de abril.