Dois senadores norte-americanos questionaram as principais empresas de tecnologia da web sobre como elas estão combatendo o deepfake, como são chamadas as falsificações em vídeo feitas com inteligência artificial usando o rosto e a voz de uma pessoa. Os senadores Mark Warner (DEM-Virginia) e Marco Rubio (REP-Florida) enviaram cartas aos CEOs de empresas de tecnologia com perguntas técnicas.

Ao todo são sete questões que abordam políticas, habilidades de detecção de matérias falsas, combate às mensagens falsas e tratativas para eliminar tais tecnologias avançadas. Pelo menos gestores de 11 empresas receberam as cartas, são elas: Tumblr, Reddit, TikTok, Pinterest, LinkedIn, Imgur, Twitter, Facebook, Twitch, YouTube e Snapchat.

“Os deepfakes trazem especificamente uma grave ameaça à relação de confiança do público sobre a informação que consome; particularmente em reproduções de imagens, vídeos e áudios que são publicados online. Se o público não consegue mais confiar em eventos ou imagens registradas, isto trará um impacto corrosivo para a nossa democracia”, diz trecho da carta.

Com foco especialmente nas redes sociais, Warner e Rubio alertam que dois terços dos norte-americanos consomem informação por essas plataformas, segundo dados de 2018 do Pew Research Center. E, embora tenham participado de diversos debates públicos, os CEOs pouco fizeram para combater essa avançada técnica de falsificação.

“A ameaça do deepfake é real e apenas lidando transparentemente com isso nós esperamos manter a confiança do público na plataforma que eles usam e assim limitar abrangentes danos, confusão e rupturas que apenas uma mensagem falsa pode fazer”, completam.