64% dos brasileiros com smartphone fizeram ao menos um pagamento com QR code nos últimos 30 dias. Seis meses atrás a proporção era de 57%. O aumento pode ser explicado pela crescente integração de softwares de frente de caixa com o Pix, possibilitando pagamentos instantâneos dentro de estabelecimentos comerciais. 

E 82% já experimentaram pagamento com QR code usando o smartphone. Três anos atrás, em agosto de 2020, a poucos meses do lançamento do Pix, eram 48% – à época o QR code era muito utilizado por arranjos fechados de pagamento, que depois acabaram descontinuados em razão do sucesso do Pix. 

Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel, cujo relatório integral está disponível para download gratuito aqui.

 

Aproximação

A pesquisa indica ainda que 47% dos brasileiros com smartphone já realizaram pagamentos por aproximação usando o aparelho. Três anos atrás eram 33%. E nos últimos 30 dias, 38% fizeram pelo menos um pagamento com essa tecnologia com seu smartphone.

Mais dados e metodologia

A pesquisa traz também dados sobre apps de comércio móvel, bancos digitais, contratação de seguro e de empréstimo pelo celular, e apps de serviços O2O, como delivery de comida e transporte urbano.

Foram entrevistados 2.044 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 16 e 28 de agosto de 2023. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.