O Google lança em sua carteira digital (Android), no Brasil, uma função de pagamentos com QR code para cartões cadastrados, nesta terça-feira, 14, e para pessoas sem celulares com a tecnologia NFC. A novidade está disponível para usuários Android e pode ser usada tanto para tarjetas de crédito quanto de débito.

A solução foi desenvolvida por uma equipe global de especialistas do Google considerando uma parcela significativa da população mundial que não possui smartphones com a tecnologia de pagamento por aproximação. O Brasil é o primeiro país a receber a novidade.

No momento, cartões Elo – com um hub de 14 credenciadores –, Mastercard e Visa poderão ser usados na carteira do Google para realizar pagamentos com QR code em pontos de venda que possuam máquinas POS de Cielo, Getnet e Rede.

Google

Gif mostra como funciona a solução desenvolvida por um time internacional do Google que permite o pagamento com a carteira digital sem precisar da tecnologia NFC no celular. Imagem: divulgação

Como usar

Depois de baixar o app a pessoa adiciona o cartão de débito ou crédito e, dependendo do emissor, conclui uma etapa de validação no aplicativo do banco. Após essas etapas já é possível usar a carteira.

No momento em que for pagar, a pessoa deve pedir ao lojista para gerar um código QR para pagamento com cartão. Em seguida, a pessoa deve abrir o aplicativo da carteira digital do Google, selecionar o pagamento por QR code e apontar a câmera para ele.