46% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos um pagamento com QR code nos últimos 30 dias. Ou seja, são usuários ativos mensais (MAUs) desse meio de pagamento. Além disso, nos últimos 12 meses, saltou de 53% para 67% a proporção de brasileiros com smartphone que já experimentaram pagar com QR code. Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

Esse meio de pagamento é mais popular entre jovens de 16 a 29 anos (74% já experimentaram) que entre aqueles de 30 a 49 anos (70%) ou com 50 anos ou mais (52%). Também é mais comum nas classes A e B (72%) que nas C, D e E (66%).

Um dos fatores que contribui para a popularização do QR code é o avanço do Pix. Para pagamento presencial e online, lojas e sites de e-commerce apresentam um QR code como meio para receber o pagamento instantâneo.

Aproximação

No caso de pagamentos por aproximação, 30% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos um pagamento com essa tecnologia nos últimos 30 dias. E a proporção que já experimentou esse meio de pagamento é de 41%, o que representa um aumento de sete pontos percentuais em um ano – eram 34% em março de 2021. Vale lembrar que a tecnologia NFC não está presente em todos os smartphones, o que explica o pagamento por QR code ser mais popular, pois depende apenas da câmera do aparelho.

O pagamento por aproximação é mais comum entre homens (45% já experimentaram) que entre mulheres (37%). E é mais popular entre jovens de 16 a 29 anos (46%) que nos grupos de 30 a 49 anos (38%) e com 50 anos ou mais (40%). A diferença por classe social é menor do que se poderia imaginar: classes A e B (43%), classes C, D e E (40%).

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.033 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório pode ser baixado de graça em português ou inglês aqui.

QR code