A DMA acumula 150 milhões de ligações bloqueadas por tentativas de fraudes por meio de sua solução Protect Call desde março de 2024. Somente em setembro deste ano foram 31 milhões de chamadas, mês de maior volume de ataques, de acordo com a empresa. Em média, 501 golpes são interrompidos por minuto pela plataforma.
No período, mais de 60 milhões de pessoas foram protegidas e a Protect Call evitou aproximadamente R$ 60 bilhões em prejuízos. Em um ano e meio, mais de 15 milhões de pessoas foram protegidas dessas ligações fraudulentas
De acordo com o levantamento da DMA, as vítimas mais frequentes são mulheres (53%) e 68% têm mais de 41 anos.
Segundo a DMA, 40% das tentativas de golpe são feitas em usuários com smartphones de até R$ 2 mil.
Como funciona a ferramenta da DMA
O sistema Protect Call é capaz de detectar ligações suspeitas, incluindo aquelas que imitam números oficiais, e as derruba antes de o usuário atender. Logo após a chamada, surge um aviso na tela do celular do usuário informando a razão do bloqueio. Essa proteção é aplicada de maneira automática. Para isso, é necessário que o celular tenha instalado o aplicativo de uma das mais de 170 empresas que fazem parte da comunidade colaborativa da DMA.
Vale dizer que a Protec AI usa inteligência artificial desenvolvida pela DMA que analisa, diariamente, 10 milhões de chamadas. A solução detecta padrões de risco e atualiza os filtros de bloqueio em tempo real.
Entre as empresas que utilizam a solução estão bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, PAN, PortoBank, BV, BMG, Banco Inter e Credsystem. Em um deles – DMA não informou qual – houve queda de 90% nas tentativas de fraudes após três meses de implantação da tecnologia. E, de acordo com dados internos da empresa, um mesmo número é usado, em média, três vezes por mês para golpes.