André Luiz Ferreira, head de ICT para a montadora na América Latina

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) terá um projeto para ofertar carros conectados com uma operadora brasileira em 2020. A informação foi confirmada por André Luiz Ferreira, head de TIC para a montadora na América Latina nesta segunda-feira, 2, em conversas com a imprensa especializada de tecnologia.

“O nosso projeto é global. A nossa tecnologia é a mesma dos lançamentos recentes dos carros conectados na Europa e na China. É chipless (no caso, eSIM). Isso permite estar habilitado para qualquer operadora. Na Europa, eu uso uma MVNO”, disse Ferreira. “No Brasil, nós temos um parceiro, mas ainda não posso falar qual”.

No modelo europeu, a FCA escolheu a MVNO da NTT Docomo, Transatel. Neste formato, a companhia recebe cobertura 4G em 32 países europeus para oferecer conectividade aos motoristas de seus veículos e assim ligar diversos serviços conectados, como telemetria, atualização OTA, acesso à Internet móvel e infoentretenimento via Wi-Fi do carro.

Sem definir a data, o executivo disse que o lançamento será em breve.

GM

Vale lembrar que no Brasil, recentemente, a GM lançou dois modelos de carros conectados, ambos com eSIM e conectividade fornecida pela Claro. Em setembro, Mobile Time noticiou que havia pelo menos mais três RFPs em andamento lançadas por montadoras nacionais em busca de fornecedores de conexão móvel.