Pietro Labriola, CEO da TIM, em vídeo de apresentação da parceria com a FCA

A TIM é a operadora escolhida pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para fornecer conectividade para os automóveis das marcas Fiat, Jeep e Ram. Os primeiros modelos de carros conectados da montadora no Brasil serão lançados no primeiro trimestre do ano que vem e virão com um eSIM da operadora embarcado e conectividade 4G. Não foram divulgados, por enquanto, preços, franquia de dados e modelos de negócios.

“Na Europa nossa conectividade é com uma MVNO. No Brasil optamos por uma MNO, a TIM, por se tratar de um parceiro que entende inovação e que tem a maior cobertura 4G do País”, disse André Souza, CIO da FCA, durante a coletiva online de anúncio da parceria, nesta quarta-feira, 28. “No futuro, todos os nosso modelos serão conectados. O cliente vai precisar apenas fazer o cadastro com seus dados”, acrescentou.

Haverá serviços de conveniência relacionados ao uso do veículo em si, como abrir o carro ou ligar o ar condicionado remotamente, assim como identificação de falhas mecânicas e diagnóstico técnico mais preciso e rápido. Além disso, a FCA quer montar um ecossistema de parceiros e serviços digitais que faça sentido oferecer em seus carros, tendo a rede da TIM para o tráfego de dados. Visa e McDonald’s são duas marcas que farão parte desse ecossistema.

“Não se trata apenas de prover conectividade, mas inteligência para o carro. É o smart car”, resume Mateus Silveira, head de conectividade e inovação de produto na América Latina da FCA.

Análise

Os automóveis representam uma nova fronteira a ser explorada pelas operadoras celulares no Brasil. Diversas parcerias para o embarque de conectividade estão sendo negociadas entre teles e montadoras no País. Uma das primeiras a ser anunciada foi a da GM com a Claro, no ano passado, para alguns modelos, como o Cruze. A Volkswagen, por sua vez, optou por criar uma loja de aplicativos própria para os seus veículos no Brasil.