Mike Sievert, CEO da T-Mobile com camiseta de sua operadora; Elon Musk, dono da SpaceX (Crédito: T-Mobile/YouTube)

A FCC aprovou o lançamento de 7,5 mil satélites da SpaceX que farão parte de uma constelação com mais de 30 mil equipamentos em baixa órbita da Starlink. Na decisão divulgada na última quinta-feira, 1, o regulador aprovou parte e adiou o restante da decisão de liberação da licença.

Em maio deste ano, a provedora de conectividade satelital de Elon Musk informou que tinha 2,5 mil satélites em operação com uma licença para 4,4 mil, em um modelo de primeira geração. A companhia tem avançado com a oferta de conectividade em áreas rurais e remotas nos EUA, além de ter firmado uma parceria com a T-Mobile para conectividade satellite-to-cellular em agosto deste ano.

Operando nas bandas Ka e Ku, os satélites dessa nova leva serão da segunda geração da SpaceX e estarão entre 524 Km e 534 km de distância da Terra. De acordo com a FCC, os satélites da empresa de Musk vão expandir a cobertura da banda larga satelital para todos os norte-americanos.

Vale lembrar que rivais como Viasat e Kuyper (Amazon) apresentaram reclamações contra a expansão da SpaceX junto à FCC por “riscos de segurança no espaço” e “alto risco de colisão de satélites em baixa órbita”.