O presidente da Qualcomm para a América Latina, Luiz Tonisi, confirmou que está negociando com a fabricantes locais para desenvolver óculos inteligentes para o mercado brasileiro. Em conversa recente com Mobile Time, o executivo disse que a companhia aposta nesta tecnologia que está começando a ganhar espaço no país.

Na estratégia local, a empresa quer trazer modelos de design do exterior (Estados Unidos e China) para fabricantes brasileiros criarem os vestíveis por aqui. Prevê que poderão fabricar três form factors no Brasil:

  • Óculos com áudio;
  • Óculos com áudio e câmera;
  • Óculos com áudio, câmera e display na lente.

A Qualcomm espera colaborar para a democratização dos dispositivos em parceria com fabricantes que façam design, cores e armações que sejam atraentes e mais baratos para os brasileiros. Hoje a maioria dos modelos  são de linhas de luxo ou de esportes de alta performance, criados em parcerias com a Meta (vide Oakley e RayBan).

Tonisi disse ainda que a estratégia é que os ODMs podem ser embarcados com grandes modelos de linguagem de Google e Meta. Mas reforça que a Qualcomm é agnóstica ao tema.

Com 17 milhões de óculos já vendidos globalmente, o presidente da Qualcomm prevê que 2026 será “o ano dos óculos” com o começo da massificação e mais avanços tecnológicos.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!