O portal de música independente Soundcloud (iOS e Android) lançou o Stations, uma função que permite a criação de rádios pelo aplicativo. A nova aplicação funciona com o ouvinte selecionando uma rádio e escutando uma seleção de gravações ligadas ao tema.

No app, uma estação de rádio online pode ser gerada a partir de qualquer faixa, termo de busca, conteúdo compartilhado ou coleção salva dentro do app. Basta apertar “iniciar estação da faixa” dentro do menu na gravação em execução e a rádio começa a tocar – o usuário pode trocar de faixa apertando os botões de avanço ou retorno .

O formato do Stations é bem similar aos serviços de rádio do Spotify, Deezer, Apple Music e outros serviços de streaming musical. No entanto, vale ressaltar que diferentemente dos rivais – com exceção de uma recente tentativa do Deezer –  o Soundcloud é usado para a transmissão não apenas de faixas musicais, mas também de podcasts e quaisquer outras gravações.

Além dos podcasts, outra vantagem da plataforma é a quantidade de novos artistas e o fato de não ter propagandas entre as faixas.