Motorola; smart radio Mototrbo Ion

A Motorola Solutions apresentou para o mercado brasileiro nesta terça-feira, 23, o seu rádio digital com conexões celulares (LTE). Batizado de smart radio Mototrbo Ion, o dispositivo tem sistema operacional Android, o que permite baixar apps para o rádio. De acordo com Luis Rocha, diretor de canais da companhia, o dispositivo é destinado a um público-alvo que precisa de aplicações mais críticas e robustas.

“Realmente, empresas e indústrias são o foco principal. Mas (o rádio Ion) se aplica a vários mercados que precisam de aplicação crítica, como uma prefeitura que precisa de comunicação e vídeo”, exemplifica Rocha, durante coletiva com a imprensa.

Com tela touchscreen de 4 polegadas, o equipamento possui 32 GB de armazenamento (expansível para 128 GB com microSD) câmera traseira de 13 MP, suporta 2 metros de água até 2 horas (IP68) e voz PTT Instantânea, além das conexões de rádio móvel digital (DMR), Wi-Fi, 3G e 4G.

O executivo não revelou os preços. Disse apenas que custará o equivalente à soma de “um rádio digital e um celular robusto”.

O produto não será fabricado no Brasil, mas chega ao mercado nacional um mês após o seu lançamento nos EUA.