Se existe uma mídia que sempre me instigou foi o rádio. Esse verdadeiro canhão midiático pode atingir pessoas em qualquer momento, com qualquer formato de conteúdo e para os mais diferentes gostos. Acho que o melhor exemplo do alcance deste canal foi a comoção com a morte repentina do âncora matinal da Band News FM, Ricardo Boechat.

Mas quando vamos consumir no mobile, ainda há barreiras que dificultam seu uso, como: os apps nativos não têm uma boa usabilidade – isso quando estão embarcados nos handsets –, o excesso de banners publicitários, as assinaturas para se livrar dos banners e até a velocidade de transmissão.

Procurando resolver essas questões, uma startup criou o aplicativo Radiogram (Android). Sua proposta é simplesmente ser um app gratuito para ouvir rádios do mundo todo sem propagandas e sem necessidade de assinatura. Ao todo, o aplicativo tem rádios de 32 países – da Alemanha à Ucrânia. São rádios dos mais diversos tipos de gosto: adulto contemporâneo, temporais, inclusive do Brasil.

Aliás, este app já está totalmente traduzido para o português. Ou seja, é fácil de usá-lo. Entre as rádios locais, se destacam: Rádio FM O Dia, Coca-Cola FM, Rádio Alpha FM, Rádio Transcontinental FM, Super Rádio Tupi, Rádio JB FM, Rádio Feliz FM, Rádio Transamérica Hits, Rádio Antena 1, Rádio Grenal FM, Rádio Rainha da Paz Viva.

Ainda devo destacar sua forte estabilidade e o fato de não consumir muita bateria. Em nenhum momento nos testes houve crash – quando o app para de funcionar. Além disso, foi possível ouvir horas a fio de rádio no smartphone. Enquanto no app nativo dos smartphones, é comum ele consumir toda a bateria do celular em 1h30 ou 2h00.

Android Auto e Chromecast

Outros dois diferenciais do app é que ele é compatível com Android Auto para ouvir no carro e com o Chromecast para ouvir as rádios na TV. Algo bem interessante, uma vez que os usuários quando estão em frente à TV ou dirigindo ainda encontram poucos aplicativos de rádio online que sejam compatíveis com esses suportes.

Pode parecer não fazer tanta diferença, mas, por exemplo, imagine que você é um torcedor do Grêmio e mora em São Paulo. Você quer ouvir o jogo de seu time na Rádio Grenal em pleno trânsito da cidade de São Paulo; ou gosta de ouvir notícias do mercado financeiro na Bloomberg Radio de Nova Iorque no seu trabalho; ou escutar o melhor do grunge, indie e rock alternativo na KEXP de Seattle com amigos na sala de sua casa.

Outras funcionalidades

O Radiogram traz toda essa experiência. A busca é simples, ela pode ser feita por nome da estação, país ou gênero preferido, uma vez que sua usabilidade é baseada no Material Design do Google. Em sua tela principal ainda há um destaque para conhecer aleatoriamente uma rádio do país que está selecionado na busca. Se apertar o botão do player, ainda é possível visitar o site da rádio ou colocar um despertador para limitar o tempo de uso do app, de cinco minutos até 6 horas de acesso.

Em rádios totalmente digitalizadas (com sinal digital) é possível ver qual programa ou música está tocando. Nas rádios que apenas estão com transmissão online e não estão totalmente digitalizadas, o mostrador da rádio aponta apenas o gênero na qual aquela rádio atua. Vale frisar que o usuário pode criar sua própria lista de rádios favoritas no app, sem limite estipulado.