Durante a apresentação dos resultados financeiros da Meta (ex-Facebook) na última quarta-feira, 3, Dave Wehner, CFO da holding, atribuiu à mudança recente no iOS 14.5 da Apple, com a introdução de dispositivo sobre privacidade (o Apple Tracking Transparency) uma redução em vendas de aproximadamente US$ 10 bilhões.

“Acreditamos que o impacto geral do iOS é um vento contrário para nossos negócios em 2022”, disse o diretor de finanças durante a apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2021 para analistas de mercado. “Está na ordem de US$ 10 bilhões, então é um vento contrário bastante significativo para nossos negócios.”

E continuou: “Estamos apenas estimando o que achamos ser o impacto geral das mudanças cumulativas do iOS para onde está a previsão de receita de 2022”, disse Wehner. “Se você agregar as mudanças que estamos vendo no iOS, essa é a ordem de grandeza. Não podemos ser precisos sobre isso. É uma estimativa.”

iOS 14.5

A Apple introduziu pela primeira vez o recurso Apple Tracking Transparency (ATT) a partir do iOS 14.5, que foi lançado para iPhones no ano passado.

O ATT consiste em pop-ups que perguntam aos usuários se eles desejam ser rastreados ao abrir um aplicativo. Se o usuário disser não, o desenvolvedor do aplicativo não poderá mais acessar o IDFA, o ID do dispositivo usado para segmentar e medir a eficácia dos anúncios online.

Queda de usuários

A apresentação dos resultados também gerou apreensão quando os executivos da Meta apresentaram um leve declínio no número de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês, de 1,93 bilhão (3T21) para 1,929 bilhão (4T21).