Clarissa Orberg, head de parcerias no YouTube (crédito: Lu Aith/Google)

O YouTube (Android, iOS) aposta na comunicação direta com os pais para acelerar a migração de crianças de sua plataforma principal para sua versão voltada para jovens de até 13 anos de idade, o YouTube Kids (Android, iOS). A empresa também pretende ampliar o uso de ferramentas de controle parental.

Em conversa com a imprensa nesta sexta-feira, 3, a head de parcerias para conteúdos de Família, Educação e Saúde, Clarissa Orberg, explicou que a companhia envia newsletters mensais aos pais com filhos usuários do YouTube Kids, além de duas ferramentas de controle parental: a experiência supervisionada por betas no app principal do YouTube e proteções adicionais para jovens entre 13 e 18 anos.

“Nós oferecemos as diversas plataformas e buscamos comunicar quais são essas ferramentas”, disse Orberg. “Existe um trabalho de comunicação que a gente faz para incentivar as pessoas na escolha das plataformas mais adequadas para suas famílias. Na hora (em que os pais) abrem uma conta para uma criança de 13 anos, a ferramenta direciona para o YouTube Kids. Sobre controles parentais, há um tutorial com as possibilidades de uso da ferramenta”, completou.

Contudo, a executiva lembrou que também é preciso que os pais utilizem mais essas plataformas e controles parentais.

Vale lembrar, a pesquisa Panorama Mobile Time /Opinion Box de novembro do ano passado revelou que o YouTube é o app mais usado por 67% das crianças, uma queda de 5 pontos percentuais contra 72% da análise de 2021. Por sua vez, o YouTube Kids é utilizado por 44% das crianças, uma alta de 2 pontos percentuais ante 42% de um ano antes.