A telefonia móvel tem o potencial de mudar radicalmente a forma como a educação é oferecida, aprimorando a aprendizagem para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. É o que revela o estudo “Transformação da Aprendizagem através da mEducation", feito pela GSM Association (GSMA) em parceria com a McKinsey & Company, e que revela um enorme potencial para a mEducation (educação móvel) no futuro da aprendizagem em todo o mundo.

Segundo o estudo, além de prover conectividade, as operadoras móveis podem desempenhar um papel significativo desenvolvendo produtos e sistemas de gestão. Os professores podem ensinar de uma forma mais inovadora e personalizada, levando a um maior engajamento do aluno, maior frequência e maiores conquistas.

As primeiras experiências do uso da tecnologia móvel para facilitar a educação já resultaram em melhorias substanciais para a aprendizagem. Por exemplo, na Índia, os professores introduziram um jogo simples para celular para ajudar os alunos das escolas primárias das zonas rurais de famílias de baixa renda a desenvolver a compreensão linguística. Como resultado, as notas dos estudantes melhoraram em cerca de 60%.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os professores do Novo México estão usando dispositivos móveis para avaliar o progresso em leitura dos alunos do jardim de infância e desenvolver suas habilidades de comunicação. Nos primeiros três anos, o percentual de crianças lendo no nível esperado para sua faixa etária subiu de 29% para 93%.

O relatório identifica, contudo, uma série de barreiras a serem superadas para a difusão do m-Education em territórios desenvolvidos e em desenvolvimento. Estas incluem a falta de investimento em tecnologia da informação (TI) por parte das escolas; a resistência cultural de alguns professores, que relutam em integrar com os novos métodos de ensino em suas salas de aula; e algumas percepções negativas que ainda existem em torno da introdução de smartphones e tablets na sala de aula.