O mercado m-education pode gerar uma oportunidade de receita para as operadoras móveis no valor de US$ 70 bilhões até 2020, segundo o estudo “Transformação da Aprendizagem através da mEducation “, feito pela GSM Association (GSMA) em parceria com a McKinsey & Company.

Os serviços de m-education representarão um mercado de US$ 38 bilhões até 2020, quase 90% dos quais serão gerados através de conteúdos educacionais, tais como e-books e softwares (incluindo aplicativos educacionais e plataformas como sistemas de aprendizagem de gestão e ambientes móveis de aprendizagem). O restante do mercado será preenchido pelo comércio de dispositivos para m-education, como smartphones e tablets, que terão um valor adicional de US$ 32 bilhões até 2020.

O relatório identifica como maior potencialidade para o mercado mEducation o nicho de alunos com idades entre seis e 18 anos, destinatário de cerca de 55% das despesas globais em educação. Outro segmento importante é o ensino superior, que comanda cerca de 30% das despesas globais nesse setor.

O relatório prevê ainda um crescimento entre 50% e 55% (sempre no período 2012-2020) do mercado de m-education nas regiões em desenvolvimento (América Latina, parte de Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África), em comparação com uma alta de 25% a 30% prevista para as regiões desenvolvidas (Europa, América do Norte e parte de Ásia-Pacífico). Essa diferença responde a uma série de fatores, dentre os quais a necessidade de se aumentar a oferta de internet pela primeira vez e de se implantar novas redes que suportem os processos necessários ao ensino móvel. Ainda assim, a previsão é de que a América do Norte continue a ser o maior mercado para produtos m-education no mundo.