A prévia de uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) revelou que a iluminação inteligente é a solução mais pedida por clientes brasileiros (76%) aos integradores, profissionais que instalam projetos de smart home.

No estudo apresentado nesta quarta-feira, 3, que ouviu 150 integradores e fabricantes de produtos para smart homes, os profissionais responderam – em múltipla escolha – sobre outras soluções pedidas pelos clientes. São elas: home theater (65%), redes sem fio (54%), sistema de câmeras (52%), cortinas motorizadas (41%), controle de acesso (24%) e aplicativos para smartphones específicos para o cliente (24%).

A prévia da pesquisa revela ainda que 95% dos integradores entregam de um a três projetos de casas conectadas por mês, 3% entregam mais de sete projetos e 2%, de quatro a seis. Sobre os reflexos da economia em 2018, 50% dos integradores disseram que os negócios ficaram instáveis, 37% tiveram um aumento no número de projetos e 13% diminuíram.

Até o final do mês, a associação pretende atrair entre 100 e 150 respondentes para a pesquisa.

Preço em queda

Durante apresentação dos dados na Infocomm, José Roberto Muratori, diretor executivo da Aureside, disse que houve queda em relação ao preço praticado nos projetos de casas conectadas. Embora a pesquisa da IDC de novembro de 2018 tenha afirmado que 70% dos brasileiros acham caros produtos de casas conectada, Muratori afirma que houve queda substancial nos preços, ao usar dados internos de sua associação.

“Vimos o preço dos projetos de casas conectadas de cinco anos atrás e comparamos com 2019. Teve uma queda de 50%, considerando a inflação”, disse. “Isso acontece por que tivemos mais ofertas de produtos e mais empresas entrando no setor. Por exemplo, éramos 15 empresas na associação em 2008. Hoje são 50 companhias apenas entre os fabricantes”.