A categoria de games foi a que acumulou o maior número de download de apps no Brasil ao longo de 2022: foram realizados cerca de 6 bilhões, entre dispositivos Android e iOS. Os dados fazem parte de levantamento da Adjust, plataforma global de analytics mobile que analisou o uso de aplicativos móveis no Brasil por meio de informações da Apptopia.

Tabela indica número de downloads de apps móveis por categoria (crédito: divulgação)

Os dados mostram que as instalações de apps apresentaram uma queda discreta em 2022, em consonância com as tendências gerais do mercado global. No entanto, os downloads parecem estar voltando ao patamar normal em 2023. Houve um crescimento de 11% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

Os apps de serviços de utilidade pública ficaram em segundo lugar na preferência dos brasileiros, com 932 milhões de downloads, em 2022. Em seguida, vieram os apps das categorias fintech (736,7 milhões), entretenimento (669,2 milhões) e fotografia (507 milhões).

Os dispositivos Android, que representam a grande maioria das instalações, apresentaram uma tendência semelhante de downloads por categoria. Aparelhos iOS, por outro lado, destoaram da ordem geral, com exceção dos games, que também ficaram em primeiro lugar (180,8 milhões). Depois, vieram as categorias fotografia (68,1 milhões), fintech (62,4 milhões), serviços de utilidade pública (59,5 milhões) e entretenimento (47,3 milhões).

Sessões

A quantidade de vezes que aplicativos de serviços de utilidade pública foram abertos apresentou o maior crescimento, dentre as principais categorias – um aumento de 84%, ano a ano. Por outro lado, apesar dos apps de jogos terem sido os mais baixados, em 2023, o número de sessões apresentou uma queda de 16%.

As sessões de apps de entretenimento aumentaram 7%, entre 2021 e 2022. Os aplicativos de finanças, por sua vez, apresentaram um crescimento de 33%, na quantidade de vezes que foram abertos. Em 2023, este número continua crescendo – em janeiro, já foi 13% maior do que no mesmo período do ano anterior.

Taxa de retenção

No terceiro trimestre de 2022, os apps de jogos tiveram o melhor desempenho no primeiro dia após a instalação, com uma taxa de retenção de 18%. Uma semana depois, esse número caiu para 5%. Após um mês, foi para 1%.

Os apps de fintech tiveram uma retenção de 13% no primeiro dia, que caiu para 3%, após um mês. Os apps de serviços de utilidade pública alcançaram 10%, inicialmente, e 2%, após um mês. Comparados às outras categorias, os apps de entretenimento tiveram a pior taxa de retenção, que baixou de 8% para 1%, nesse mesmo período.

Gráfico mostra taxa de retenção entre diferentes categorias (Crédito: divulgação)