Na primeira semana do segundo trimestre de 2020, houve 1,2 bilhão de downloads de games móveis, um recorde histórico na soma das lojas de aplicativos App Store e Google Play. E os volumes semanais de downloads permaneceram em 1 bilhão, em média, durante o trimestre, um aumento de 20% ano a ano. Os dados são da App Annie, que também informou aumento de 40% no tempo em aplicativos durante o mesmo período. Ao todo, os consumidores baixaram 14 bilhões de jogos no segundo trimestre de 2020.

No iOS, os downloads de games cresceram 20% ano a ano, para quase 3 bilhões. Os downloads de jogos no Google Play cresceram 25% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando mais de 11 bilhões de downloads no segundo trimestre de 2020. Os games representaram uma parcela maior de downloads gerais no Google Play do que no iOS, com 45% e 30%, respectivamente.

Valores

Os recordes não se limitaram ao número de downloads, mas também ao valor gasto pelos consumidores em games durante a pandemia do novo coronavírus, com mais de US$ 19 bilhões usados para compras nas lojas de aplicativos no segundo trimestre de 2020 – o melhor trimestre de todos os tempos, segundo a App Annie. Até o final de 2020, os gastos com jogos para dispositivos móveis deverão se distanciar ainda mais dos games para desktops e consoles domésticos chegando a 2,8x e 3,1x, respectivamente.

Na média, as duas lojas de aplicativos – Google Play e App Store – tiveram um incremento nos gastos dos consumidores de 15% durante o segundo trimestre de 2020, na comparação com o primeiro trimestre de 2020.  Os jogos também representaram a maioria dos gastos dos consumidores nas duas lojas: 85% no Google Play e 65% no iOS.

Estilos e mercados

De acordo com a App Annie, no Google Play, Índia e Brasil foram os maiores mercados em downloads de jogos, enquanto Índia e Indonésia tiveram o maior crescimento de downloads absolutos trimestre a trimestre. De uma perspectiva de gênero, os jogos Casual, Ação e Tabuleiro geraram o maior crescimento de downloads trimestralmente, enquanto os consumidores procuravam jogos para ajudar a passar o tempo e conectá-los à família e amigos durante os bloqueios. O crescimento na categoria Casual foi liderado por Save The Girl, um jogo casual de Applovin, enquanto a categoria Ação foi liderada por Free Fire, um jogo de battle royale da Sea.