O CPQD implementou uma rede privativa 4G no Distrito Agro Tecnológico (DAT), do Projeto SemeAr, que contempla 43 pequenos produtores rurais em São Miguel Arcanjo/SP, operando na frequência de 250 MHz.

Para a implementação da rede foram usados equipamentos da Trópico, solução C2n, core de rede convergente 4G/5G desenvolvida pelo CPQD, e contou com a parceria com um provedor de Internet local. As empresas optaram por uma tecnologia híbrida LTE e Wi-Fi.

De acordo com o CPQD, o C2n é uma solução destinada a reduzir o custo total de propriedade (TCO) de projetos de redes privativas 4G e 5G, de modo a suprir a necessidade de conectividade de vários segmentos de mercado, entre eles o agronegócio.

Com a conectividade, os produtores rurais passaram a ter acesso a serviços e soluções digitais oferecidos por empresas e startups. Uma delas é uma plataforma de marketplace que conecta os produtores diretamente com o varejo, eliminando atravessadores.

A rede implementada também permitiu o uso de sensoreamento associado a maquinário de alto valor agregado – como tratores – e o compartilhamento das máquinas entre os agricultores. A solução permite a coleta de dados de localização dos tratores, uma forma de planejar melhor o trajeto a ser percorrido pelas máquinas, melhorando, assim, a logística e a redução de combustível.

O Projeto SemeAr conta com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), gerenciados pela Finep. A iniciativa vem sendo conduzida pelo CPQD em parceria com a Embrapa, IAC (Instituto Agronômico de Campinas), IAE (Instituto de Economia Agrícola), entre outras instituições.