O Mercado Pago chegou à marca de US$ 1 bilhão de pagamentos transacionados (TPV) em sua base de máquinas de pagamentos móveis (mPOS) durante o primeiro trimestre de 2019, um crescimento de 171% na comparação ano a ano. De acordo com a divisão de pagamentos do Mercado Livre, o crescimento do negócio foi puxado pelos mercados brasileiro e argentino.

Em conversa com analistas de mercado, Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre disse que o montante de TPV do mPOS já responde por metade dos pagamentos realizados fora do Mercado Livre, um segmento que representa US$ 2,5 bilhões ou 45% do total de TPV no período.

O2O

Outro destaque no relatório apresentado pelo Mercado Livre na última quinta-feira, 2, foi em relação à carteira móvel, que chegou a 3 milhões de usuários ativos, ou seja, aqueles consumidores que compraram pelo menos uma vez no trimestre. E a quantidade de coletores ativos, comerciantes que receberam pelo menos um pagamento no período, chegou a 500 mil, incremento de 420% na comparação ano a ano.

Ainda vale frisar o crescimento de uma das apostas mais recentes, os pagamentos com QR Code. Na Argentina, eles cresceram 40 pontos percentuais quando comparado ao mesmo período de um ano antes e atingiram 43% de todo volume TPV da carteira. Arnt frisou que o próximo passo é incrementar a oferta de pagamentos O2O no Brasil e no México.

Mercado Livre

Por sua vez, o marketplace do Mercado Livre via aplicativo registrou quase metade do GMV, um aumento de 10 pontos percentuais ante o primeiro trimestre de 2018. Além disso, 81% dos novos usuários registrados na plataforma são móveis.