| Publicada originalmente no Teletime | No Painel Telebrasil Talks Finanças e Varejo, que aconteceu nesta terça-feira, 3, a secretária de Telecomunicações, Nathalia Lobo, destacou um estudo da Nokia indicando que a chegada do 5G no País será responsável pela geração de um valor econômico total de R$ 1,2 trilhão até 2035, dos quais R$ 88 bilhões correspondem ao montante gerado no varejo.

Um dos setores que sofrerá impactos diretos é o de logística de cargas. Segundo Lobo, esse setor contará com veículos autônomos, monitoramento online, documentos digitalizados e usará a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para garantir mais segurança aos funcionários e produtos. A secretaria de Telecomunicações também destacou que, com o 5G, a indústria e o agronegócio passarão por inúmeras mudanças.

Varejo e empresas de telecom

Para Luis Ramos, Diretor de Vendas Indústria e Comércio da Oi Soluções, outro palestrante do painel, as empresas de telecomunicações e o setor de varejo têm muito em comum, como a capilaridade. Ambos os setores atendem grandes volumes pessoas em diversas localidades. Além disso, a oferta de serviços em escala é outro fator para ambos os setores. “Nós temos uma escala muito grande de atendimento. Isso é muito semelhante ao que o setor de varejo também oferece”, disse o executivo.