O Pinterest, app que funciona como uma rede social onde seus usuários colecionam ideias de forma visual e navegam pelas coleções uns dos outros, vai se tornar também uma plataforma de comércio móvel. Dentro de poucas semanas, os usuários do Pinterest nos EUA que possuem iPhone ou iPad notarão a presença de um botão azul com um preço em alguns "pins" de produtos diversos. Isso significa que aquele produto pode ser comprado através do Pinterest.

A empresa firmou parceria com algumas marcas que utilizam o app para promoção de seus produtos, como Macy's, Neiman Marcus e Nordstrom. Também foram acertadas parcerias com duas plataformas de comércio on-line: Shopify e Demandware. Com isso, a plataforma de comércio móvel do Pinterest nasce já com 2 milhões de produtos à venda. Qualquer marca que utiliza o Shopify pode desde já incluir pins compráveis, através de poucos cliques dentro de seu painel de administração no referido portal, informa o blog oficial do Pinterest. No caso da Demandware, a integração acontecerá em breve.

Um detalhe importante: o Pinterest não cobra nenhuma comissão pelas vendas. E todo o controle logístico e de relacionamento com o cliente continua nas mãos do vendedor.

Para o usuário final, a compra acontece em poucos cliques, usando o Apple Pay. É possível filtrar pins por preço e também buscar por cores diferentes do mesmo produto, no caso de roupas, por exemplo.

A novidade chegará para Android em breve.

Análise

Os "pins compráveis", ou "buyable pins", como são chamados pelo Pinterest em inglês, ajudarão a proporcionar compras por impulso dentro do aplicativo. Muita gente tem vontade de comprar um produto quando o vê no Pinterest, mas desiste ou adia a compra diante da dificuldade de ter que sair e procurá-lo dentro de outro site ou aplicativo, onde ainda por cima precisa muitas vezes cadastrar suas informações do cartão de crédito.