A Zapia é uma assistente virtual presente no WhatsApp (+55 11 3230-2407) ou em app próprio (Android, iOS). Com mais de 20 funcionalidades, atuava de forma reativa, ou seja, a partir de ações do usuário. Nesta terça-feira, 3, a empresa anunciou o lançamento da Zapia Conecta, que entra na era agêntica e transforma a ferramenta em um agente autônomo que começa e termina uma ação – como levantar informações, cotações, mas também realizar agendamentos.
O Zapia Conecta, que neste primeiro momento está em fase beta, funciona como uma assistente pessoal, disponível 24/7. Para utilizá-la, o usuário deve enviar uma mensagem no perfil da Zapia no WhatsApp com instruções daquilo que precisa (por exemplo: reservar uma mesa em um restaurante para tal dia e horário). É possível digitar ou usar o comando de voz para que a IA encontre estabelecimentos que oferecem determinados serviços e entre em contato diretamente com eles para verificar a disponibilidade de agenda, fazer cotação de preços e prosseguir com agendamento e reserva.

Tela do Zapia Conecta com recomendações de salão de beleza para agendamento depois do comando do usuário para fazer a busca. Crédito: divulgação
A novidade se conecta com estabelecimentos em nome do usuário. Em apresentação para a imprensa, Zapia Conecta fez agendamento para a vice-presidente de marketing da empresa, Michele Chahin, em um salão de beleza, para fazer unha e pé ao mesmo tempo, com duas profissionais diferentes. A solução procurou pela Busca do Google espaços próximos a ela e a VP ainda adicionou sua manicure de preferência, que estava em seus contatos. A partir desses dados, a ferramenta entrou em contato com os espaços por WhatsApp pedindo disponibilidade das profissionais, levou as opções para Chahin e a executiva determinou sua preferência para que a assistente virtual pudesse finalizar o agendamento.
Do lado do comércio, a IA se apresenta como assistente do seu usuário. E, ao longo da troca de mensagens, o comerciante recebe o número de telefone do usuário com link para que possa entrar em contato diretamente.
A assistente conversa com uma linguagem humana e se apresenta como assistente do usuário. “É uma conversa fluida, transparente e se chama Zapia, não tem nome de uma pessoa. Mas (ainda assim) tomamos cuidado com a personificação para deixar claro que é uma IA”, comentou a executiva.
Modelo de negócio

Michele Chahin, VP de Marketing da Zapia. Crédito: divulgação
No momento, a assistente agêntica é oferecida de graça a seus usuários. Não há em vista um modelo de remuneração. “Nosso foco agora é desenvolver a solução. Mapeamos formatos possíveis (como assinatura), mas queremos que os usuários interajam ao máximo com ela para desenvolvermos a ferramenta da melhor forma possível” explicou Chahin.
Apesar da fase de treinamento da ferramenta, a executiva afirmou que a empresa não se serve das interações de seus usuários para treinar o modelo. O modelo é treinado, segundo ela, a partir das respostas dos questionários enviados para aqueles que estão testando. E o uso das respostas é com o consentimento dos usuários.
“Estamos em conformidade com a LGPD e com todas as leis dos países onde atuamos. No caso, usamos dados de usuários que respondem aos questionários ou se inscrevem como testes. Não acessamos informações trocadas dentro da nossa plataforma”.
LLMs
A Zapia é agnóstica quando o assunto são os modelos de inteligência artificial. No aplicativo da startup é possível escolher usar uma específica — como ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Llama 4. Mas, dependendo do tipo de uso, a ferramenta seleciona a melhor IA generativa para responder ao solicitado.
A startup pretende lançar novos recursos a cada 15-20 dias. Entre as próximas novidades estará a integração da Zapia com o Calendário.
História da Zapia
A Zapia nasceu no fim de 2023 como uma assistente executiva. Atualmente, está presente em vários países, mas o foco da empresa, no momento, é a América Latina. Em três meses de atuação, a IA chegou a 1 milhão de usuários – a expectativa era de alcançar a marca ao longo de um ano – e agora conta com 4 milhões de usuários, sendo que 30% deles estão no Brasil, mercado mais importante para a startup, junto com Argentina, Colômbia e México.
Ao todo soma R$ 70 milhões (US$ 12,35 milhões) de investimentos Seed, sendo a Prosus, dona do iFood, um dos investidores.
Antes do lançamento da IA agêntica, a Zapia Conecta se comportava como uma assistente reativa e oferecia mais de 20 funcionalidades –como lembretes, resumo de vídeos do YouTube, leitura e interpretação de PDFs e imagens, além de transcrição de áudios, pesquisar produtos online e receber informações e notícias atualizadas.
Foto principal: Tela do Zapia Conecta, IA integrada ao WhatsApp que pode fazer agendamentos e reservas. Crédito: divulgação