Quando o Twitter surgiu, muita gente reclamava que 140 caracteres seria um limite muito pequeno para escrever uma mensagem. Era difícil imaginar que haveria necessidade de diminuir ainda mais esse limite. Pois nesta semana foi lançado para iPhone um app brasileiro de mensagens instantâneas chamado Just It no qual as mensagens não podem conter mais que 13 caracteres. Na verdade, são mensagens pré-programadas, para que o usuário nem sequer precise escrevê-las. São textos como "Oi", "Cheguei", "Desce", "Ok" etc. Bastam dois cliques para se comunicar: o primeiro para escolher o contato e o segundo para enviar a mensagem.

"A maioria das mensagens que a gente escreve no Whatsapp ou no Facebook Messenger são curtas. Todo mundo reclama de ter que escrever (no celular). Tenho amigos que nem escrevem mais, mandam apenas áudio", explica Wilson Baraban, sócio-fundador da WBF Mobile, criadora do Just It. O app foi testado nos últimos meses entre amigos próximos e lançado oficialmente agora. Seu uso é gratuito e não há planos de monetização por enquanto.

O Just It está disponível em inglês e português e traz 30 mensagens pré-gravadas. O usuário pode também gravar suas próprias mensagens, sempre com o limite de 13 letras. Ao contrário do Whatsapp, o histórico de comunicação não fica guardado no telefone. As mensagens aparecem como notificações. Para responder, basta clicar na notificação e depois escolher a mensagem. "Esperamos que se torne o segundo comunicador de todo mundo. Queremos que as pessoas continuem usando o Whatsapp para mensagens longas e o Just It para notificações", comenta o desenvolvedor.

Nessa primeira versão, o Just It não verifica quais contatos na agenda do usuário possuem o app. O cadastro precisa ser feito manualmente, um por um. Foi uma escolha estratégica, diz Baraban, porque o app acabou de ser lançado e sua base é pequena. Se conseguir se popularizar, isso pode mudar no futuro. Para a divulgação, o desenvolvedor conta com o boca a boca e o compartilhamento em redes sociais. O app tem um hotsite e uma página no Facebook. A versão para Android está em desenvolvimento e deve ser lançada nos próximos meses.