O avanço das nuvens no céu, se filmado em tempo real, gera um vídeo um tanto enfadonho. Mas se exibido em modo acelerado pode ficar bastante bacana. Essa é a proposta da técnica conhecida como "time lapse": são tiradas fotos de um cenário com uma determinada frequência e depois monta-se um vídeo com elas, mostrando o tempo passar mais rapidamente. "Lapse it" para Android e iOS é uma das melhores opções para realizar esse tipo de filmagem com um smartphone. Obviamente, é necessário um tripé, que pode ser facilmente adquirido na Internet para a maioria dos modelos de aparelhos disponíveis no mercado.

Em sua versão gratuita, "Lapse it" permite registrar vídeos com resolução de 480p em uma frequência livremente escolhida pelo usuário, a partir de 1 milissegundo. Pode-se trabalhar com três escalas temporais diferentes: milissegundos, segundos e minutos. Para vídeos de nuvens no céu ou de vista aérea de cidades, uma foto a cada segundo gera um resultado bastante bonito. Pode-se também registrar eventos mais longos, como a construção de uma casa, por exemplo, tirando uma foto por dia (ou a cada 1.440 minutos). Neste caso, contudo, seria necessário deixar o smartphone conectado a uma tomada, para não correr o risco de acabar a bateria, e protegido contra a chuva e vento (o tripé que adquiri, por exemplo, não aguentou ventos um pouco mais fortes). Em qualquer situação é recomendável botar no modo avião, para evitar o travamento caso se receba uma chamada telefônica, e também para consumir menos bateria (se não estiver ligado à rede elétrica).

A renderização, ao contrário do que se poderia imaginar, não gera arquivos tão grandes. Testei filmar um pôr do sol ao longo de quase 1 hora com uma foto por segundo e o resultado foi um vídeo de 61 MB em MP4. Pode-se trocar a extensão para MOV e FLV, ou mesmo gravar em H264. É possível definir quantos frames por segundo se deseja para o filme final, o que vai determinar sua duração e a velocidade da passagem do tempo. O default são 20 frames por segundo. Apesar da compactação, é melhor trabalhar com o armazenamento em um cartão microSD, para não sobrecarregar a memória do aparelho.

Na versão profissional, que custa R$ 6,10, pode-se gravar em alta definição (1080p), há diversos efeitos para serem aplicados na pós-produção e pode-se usar qualquer música na memória do celular como trilha sonora.

Para se inspirar, vale a pena assistir a alguns vídeos feitos por outros usuários e disponibilizados em uma galeria do Lapse It na nuvem. É, sem dúvida, um aplicativo interessante para quem gosta de fotografia.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store