A 99 planeja lançar no dia 31 de agosto, inicialmente em São Paulo, o 99POP, seu serviço de transporte de passageiros em carros particulares de placa cinza, para fazer frente ao UberX e ao recém-lançado Easy Go. O cadastramento dos motoristas começou esta semana, através do site da 99. A ideia é iniciar a operação com 1 mil carros na capital paulista. Depois de avaliados os resultados, o serviço deverá ser expandido para outras capitais estaduais.

Os interessados precisam apresentar documentos básicos, como carteira de motorista válida há pelo menos dois anos e comprovante de residência, e ter um veículo com quatro portas, ar condicionado e fabricado a partir de 2012. Todos os carros passarão por uma vistoria presencial, na qual serão verificadas condições gerais, como pneus, vidros elétricos, lataria etc. Além disso, os motoristas passarão por um test-drive, realizado por 20 executivos líderes da 99, o que é inédito no mercado de placa cinza, segundo o gerente de relações públicas da 99, Ricardo Kauffman, ele próprio uma das pessoas que realizará essas avaliações.

"Queremos que o nosso diferencial seja a qualidade. Por isso faremos um cadastramento especial no qual nós mesmos, líderes da 99, realizaremos os contatos com os interessados", disse o executivo. Cada test-drive terá cerca de 30 minutos de duração. Nele, serão reproduzidas situações comuns em uma corrida e avaliada a reação do motorista. "Veremos como cada um reage do ponto de vista de comportamento e de cordialidade", explicou.

Modelo de negócios

As corridas serão cobradas por um taxímetro dentro do aplicativo, cuja tarifa será menor que a de um táxi comum (placa vermelha), tal como já é praticado pelos concorrentes UberX e Easy Go. A 99 prefere ainda não divulgar quão mais barata será sua corrida nessa nova modalidade.

O 99POP aparecerá como uma opção dentro do aplicativo do passageiro, ao lado das demais já existentes, na hora de solicitar uma corrida. Será permitido pagar em dinheiro, em cartão de crédito com a máquina do motorista ou por dentro do aplicativo, com voucher ou cartão de crédito pré-cadastrado.

A 99 cobrará do motorista uma taxa sobre o valor de cada corrida realizada no 99POP. A empresa garante que terá a menor taxa do mercado, mas não divulgou ainda de quanto será. O percentual descontado será o mesmo independentemente da forma de pagamento escolhida pelo passageiro.

O motorista precisará ter o cartão 99, que é um cartão de débito pré-pago. É em sua conta virtual vinculada a esse cartão que ele receberá a sua parte nas corridas pagas dentro do app. E é dessa conta também que será descontada a parte da 99 nas corridas pagas em dinheiro ou cartão na máquina do motorista.

Os taxistas com placa vermelha poderão receber solicitações de corridas do 99POP quando não houver nenhum carro deste à disposição. Se aceitar esse tipo de corrida, o taxista concordará em receber pela tarifa do 99POP, não por aquela do seu taxímetro instalado no carro.

Análise

Conforme analisado por este noticiário quando do lançamento do Easy GO, o mercado brasileiro está se segmentando em quatro níveis de serviço de transporte de passageiros em automóveis, com preços e qualidades distintas. Do mais caro ao mais barato, os serviços são os seguintes: 1) carros de luxo, com ou sem placa vermelha (exemplos: Uber Black, 99TOP e Easy Plus); 2) táxis comuns com placa vermelha (exemplos: 99, Easy, Vá de Táxi, Wappa); 3) carros particulares com placa cinza (exemplos: UberX, Easy Go e 99POP); 4) compartilhamento de corridas em carros particulares de placa cinza (exemplos: Uber Pool e Easy Share).