A entrada do 99 Pop, serviço de corridas com carros particulares no aplicativo 99 (Android, iOS), não trouxe redução às viagens de táxi em 14 cidades brasileiras, ao contrário do que se poderia esperar. Em vez disso, o número de viagens realizadas em táxi cresceu uma média de 24%, se considerarmos as cidades que aderiram ao Pop nas últimas 8 semanas. A informação foi divulgada pela empresa nesta semana. Os dados apresentados foram coletados entre as quatro semanas antes da entrada do Pop e as semanas após o serviço começar a operar. Como base, a companhia utilizou um número de 100 corridas em cada cidade.

Um dos destaques é São Paulo. Considerando as 61 semanas de operação dos carros particulares no app, as corridas de táxi cresceram 31% na capital após a entrada do 99 Pop. Ou seja, neste período a média de viagens saltou de 100 para 131. Em outra cidade paulista, São José dos Campos, o aumento de corridas após 13 semanas foi de 51%.

Em 34 semanas de uso, o Rio de Janeiro sentiu um crescimento de 34% nas corridas de táxi pela 99. Com 19 semanas, a cidade de Santos teve 48% de aumento; em Goiânia, o crescimento foi de 27% em 12 semanas, mesmo índice em Vitória (em 11 semanas) e em Ribeirão Preto (em 10 semanas). Já Brasília teve 23% de aumento em 5 semanas.

Em Curitiba, as corridas de táxi tiveram um aumento de 18% em 9 semanas de uso do 99 Pop. Fortaleza, 11% de crescimento 4 semanas. Porto Alegre teve 7% em 12 semanas, assim como Salvador em 9 semanas. E Recife teve 3% de aumento também em 4 semanas.

Belo Horizonte foi a única cidade que manteve o índice igual de corridas ao longo de 8 semanas.