Thiago Fernandes, diretor da Nextdial

O consumo de rádios brasileiras por dispositivos móveis alcançou em média 14,1 mil usuários no primeiro trimestre de 2020, isso no principal momento de consumo das rádios no meio digital, das 12h às 13h. As informações foram apuradas pela Nextdial, uma adtech que compilou os dados em tempo real do servidor de streaming de 95 rádios FM no Brasil e 64 milhões de impactos (acessos).

“O mobile é fundamental para a audiência digital da emissora. Ou seja, se o site, o aplicativo ou o streaming não funcionar bem no mobile, certamente a emissora terá sua audiência prejudicada”, analisou Thiago Fernandes, diretor da Nextdial.

Ainda assim, os usuários escutam mais rádio pelo desktop, em uma leve diferença de 1 mil consumidores a mais nos computadores. Para efeito de comparação, no mesmo horário das 12h às 13h, os PCs acumularam uma média de 15 mil ouvintes no mesmo período.

Mas mobile e PC aparecem praticamente empatados em tempo médio de consumo no primeiro trimestre, com 27,5 mil horas no mobile e 27 mil horas no PC.

Do estudo, Fernandes ressalta ainda o potencial de smart speakers que possuem pico de 480 ouvintes na hora do almoço e 21 mil horas consumidas; e do consumo das rádios via agregadores, que alcançou 27% dos usuários contra 75% daqueles que acessam o site direto das rádios.