O Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) alcançou a marca de 40 mil usuários ativos de seu aplicativo de mobile banking (Android, iOS, Windows Phone) em janeiro passado. O aplicativo foi lançado há cerca de um ano, mas apenas há três meses o banco começou a divulgá-lo mais fortemente junto aos seus correntistas. Somente nos últimos 30 dias houve um crescimento de 26% da base.

"A partir de agora vamos fazer de forma mais agressiva a migração de canais tradicionais para a mobilidade. Há ganhos em economia de custos, porém, o mais importante é que o Banrisul se adequa a um novo padrão da sociedade. Um banco não pode ficar fora disso", comenta o superintendente de segurança e tecnologia da informação (TI) do Banrisul, Jorge Krug. O banco tem cerca de 3,5 milhões de correntistas. O executivo estima que haja potencial para ter 350 mil usuários ativos de mobile banking, ou seja, 10% do total.

Para o trabalho de autenticação dos usuários móveis e geração de senhas para utilização uma única vez (OTP), o Banrisul contratou a plataforma Ezio, da Gemalto. "Fizemos uma licitação e analisamos várias plataformas. Escolhemos a solução da Gemalto por uma combinação de preço, robustez e eficiência", disse Krug.