5G

Ilustração: Cecília Marins

A Claro confirmou que ativará a rede 5G nas frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz em 52 bairros da cidade de São Paulo nesta quinta-feira, 4. A companhia afirmou que esta é a “fase inicial do plano de instalação do 5G”, uma vez que levará a nova rede celular de forma “gradativa” para outros bairros paulistanos e outras cidades brasileiras.

A maioria dos bairros fica em regiões nobres da capital paulista e na região do centro expandido. Mas também há alguns bairros de baixa renda, como Paraisópolis. São eles:

Água Branca; Bela Vista; Brooklin Novo; Brooklin Paulista; Butantã; Cerqueira César; Chácara Monte Alegre; Chácara Santo Antônio; Cidade Jardim; Cidade Mãe do Céu; Cidade Monções; Consolação; Higienópolis; Indianópolis; Itaim Bibi; Jardim América; Jardim Ampliação; Jardim Anália Franco; Jardim Caboré; Jardim das Acácias; Jardim dos Estados; Jardim Europa; Jardim Londrina; Jardim Paulista; Jardim Paulistano; Jardim Petrópolis; Moema; Morumbi; Paraíso; Paraíso do Morumbi; Paraisópolis; Parque São Jorge, Pinheiros, Planalto Paulista; Santa Cecília; Santo Amaro; Sumarezinho; Tatuapé; Vila Nova Conceição; Vila Andrade; Vila Carrão; Vila Clementino; Vila Cordeiro; Vila Gomes Cardim; Vila Invernada; Vila Mariana; Vila Nova Conceição; Vila Olímpia; Vila Romana; Vila Suzana; Vila Tramontano; e Vila Uberabinha.

Assim como outras operadoras, a Claro afirma que tem 70% dos aparelhos vendidos em sua loja estão aptos à conexão 5G e que, por ter adotado o DSS, tem 2,6 milhões de dispositivos compatíveis em sua base de usuários. Explica ainda que neste começo os usuários poderão desfrutar sem cobranças adicionais, basta ter um aparelho compatível com a tecnologia.

Marca

A companhia também confirmou que adotará a marca “5G+” como parte de sua estratégia de lançamento da quinta geração no País.

Vale dizer, o 5G+ ao qual a operadora se refere é o 5G standalone (5G SA) que segue os padrões do release 16 do 3GPP, mas não é uma evolução do 5G, como aconteceu do LTE para o LTE Advanced (4G para o 4,5G). Essa tecnologia de redes celular do 5G adotada no Brasil na frequência de 3,5 GHz também é conhecida como ‘rede 5G pura’, ou ‘rede 5G independente’ em países de língua hispânica, porque opera com um core próprio.

Até então, as operadoras ofereciam o 5G na modalidade DSS, uma rede de quinta geração que utiliza frequências e core do 4G.