A HERE, divisão de serviços de navegação e localização da Nokia, anunciou o lançamento de um programa piloto com mapas colaborativos na Índia. A empresa vai combinar suas informações com as contribuições dos residentes de comunidades locais.

Um time com mais de 1 mil pessoas vai trabalhar com especialistas de universidades do país, que irão compartilhar dados das áreas que mais conhecem para inserir as comunidades nos mapas. Isso será possível com o uso da ferramenta Map Creator, que permite adicionar ruas, pontes, pontos de interesse e outras informações aos mapas existentes. A ferramenta terá um sistema de moderação para que a equipe da HERE e os especialistas locais verifiquem as edições antes de integrá-las ao mapa base. Depois de integradas, as mudanças ficam disponíveis dentro de alguns dias para todos os usuários.

O projeto faz parte de uma série de projetos-piloto da divisão da Nokia, que visa expandir e melhorar seus serviços de mapeamento e navegação.

Análise

O mapeamento colaborativo não é uma novidade. Várias outras experiências já foram realizadas no mundo, mas poucas envolveram empresas de porte tão grande quanto a Nokia. Uma das iniciativas mais célebres foi a do Waze, cujo mapa das ruas de Tel Aviv, em Israel, foi desenhado do zero a partir do monitoramento dos motoristas que usavam o aplicativo.