A Here e a produtora de semicondutores Decawave formaram uma parceria estratégica para criar soluções de mapeamento em locais fechados (indoor) a partir desta terça-feira, 5. As duas companhias pretendem unir suas tecnologias – chipset, software, analytics e mapeamento indoor – para criar uma solução que consiga fazer o mapeamento de um ambiente em tempo real e com eficiência de energia.

Baseado em um sistema de banda ultra larga (UWB) de posicionamento, a plataforma fará o mapeamento 3D de objetos e pessoas em uma distância de 10 centímetros em ambientes fechados, mesmo com obstáculos no caminho. Na visão da Here, a tecnologia UWB é mais “fácil e confiável” de usar que outras soluções indoor, como Wi-Fi, Bluetooth Low Energy (BLE) e RFID.

A tecnologia para mapear ambientes internos é uma das principais apostas da Here para os próximos anos, ao lado do mapeamento em alta definição para carros conectados e carros autônomos. De acordo com a ABI Research, o segmento de mapeamento indoor deve alcançar uma receita de US$ 4,5 bilhões em 2022, com uma média de crescimento a 32% ao ano.

A ideia é que uma solução comercial com UWB esteja disponível para o mercado até o final 2018. Entre possíveis usos para a tecnologia indoor estão: monitoramento de insumos em fábricas e hospitais; guia para drones autônomos em entregas de pacotes; e valet automático para carros autônomos em estacionamentos.