Os usuários do WhatsApp agora podem desenhar e escrever sobre fotos e vídeos que compartilharem com seus amigos pelo aplicativo de comunicação instantânea. Também se tornou posssível acrescentar emojis sobre as imagens. A atualização está sendo lançada nesta segunda-feira, 3, para Android e chegará para iPhone em breve.

Análise

Desenhar sobre fotos é uma mania entre adolescentes que utilizam o Snapchat. O concorrente do WhatsApp faz sucesso junto ao público juvenil, principalmente nos EUA, e foi o primeiro a popularizar esse recurso, pelo menos no Ocidente. O seu sucesso levou os demais apps de mensageria a seguirem o mesmo caminho. O iMessage, da Apple, o incluiu em sua última atualização. E o Facebook Messenger também traz essa ferramenta. O WhatsApp não poderia ficar para trás, sob o risco de perder parte do público adolescente.

O WhatsApp é usado diariamente por 87,8% dos internautas brasileiros com smartphone, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil. Ainda segundo o mesmo estudo, 82,7% dos usuários ativos mensaus (MAUs) do WhatsApp no País costumam trocar imagens pelo app e 71,1%, vídeos.