Jigsaw, uma incubadora de tecnologias da Alphabet, desenvolveu um aplicativo de segurança chamado Intra (Android), que funciona para a prevenção da censura, das ameaças de assédio online e do combate ao extremismo violento. O app protege o usuário de manipulação no Domain Name System (DNS), uma das formas mais comuns de censura online, usada para bloquear o acesso a sites de notícias, portais de informação, plataformas de mídia social e aplicativos de comunicação.

O Intra facilita o acesso a sites e aplicativos bloqueados e dá mais segurança na navegação pela Internet. De acordo com seu site, ele também protege o celular do usuário contra phishing e malware, geralmente ataques usados para roubar informações pessoais, com nomes de usuários e senhas, ou instalar software no dispositivo, redirecionando para sites falsos.

O aplicativo não rastreia o que o usuário faz em seu dispositivo móvel ou os sites visitados. Ele permite que o usuário personalize o provedor de servidos DNS, ou, caso prefira, é possível também usar provedores populares como o próprio Google.

Como funciona

Intra criptografa a conexão com a Internet para um servidor público DNS. Esses funcionam como uma lista de contatos – quando o usuário surfa na Internet, seu servidor DNS fornece os endereços necessários para se visitar um site ou abrir um aplicativo.

No entanto, os servidores DNS podem ser alterados para bloquear o acesso ou redirecionar o usuário para sites falsos. Ao criptografar a conexão no dispositivo Android, o Intra ajuda a garantir que os resultados não possam ser manipulados.

De acordo com o site TechCrunch, governos opressores costumam interceptar solicitações de endereços web e bloqueá-los em suas trilhas para impedir que eles sejam carregados ou redireciona os usuários para um site falso.

A Jigsaw disse que vai adaptar o aplicativo para o Android Pie, já que o sistema operacional permite conexões DNS criptografadas. Mas a Jigsaw também disponibilizou o aplicativo para usuários em partes do mundo com economias mais fracas que tornam quase impossível a atualização de dispositivos mais antigos para que eles possam se beneficiar dos recursos de segurança. Ele pode ser usado em OS Android 4 ou posterior.