A Alexa, assistente de voz da Amazon, chega ao Brasil nesta semana com aproximadamente 350 “skills” em português, distribuídas por 19 categorias. Cada “skill”, ou “habilidade”, é uma aplicação criada por um desenvolvedor para um determinado propósito e que pode ser controlada através de comandos de voz dados à assistente. Por enquanto todas as skills são gratuitas.

Diversas marcas e serviços famosos do mundo digital aderiram ao lançamento da Alexa. Há, por exemplo, skills do Uber, para solicitação de corridas, e do iFood, para pedido de delivery de comida.

Entre os bancos, o Bradesco integrou sua assistente virtual BIA para acesso através da Alexa, enquanto o Itaú criou uma habilidade para buscar benefícios e descontos oferecidos aos seus correntistas.

Alguns dos principais players de streaming de música estão presentes na Alexa: Apple Music, Spotify, Deezer e Amazon Music. Há também muitos veículos de mídia, dentre os quais Veja, Estadão, Folha, G1, CBN, Jovem Pan, UOL Esportes, Globoesporte.com. O grupo de humor Porta dos Fundos desenvolveu uma skill. E, para crianças, há conteúdos em áudio da Galinha Pintadinha, da Turma da Mônica e do Cartoon Network.

Um dos diferenciais de ter um assistente de voz em casa é controlar equipamentos conectados na residência. Na loja da Alexa há uma categoria de skills só para isso. Dentre eles está a skill da brasileira Positivo para casas inteligentes, uma das novas prioridades estratégicas da fabricante nacional.

Por fim, dentre as marcas mais conhecidas, chama a atenção uma skill da Sky para buscas na programação da operadora de TV por assinatura e uma do Cinemark, para pesquisar filmes em cartaz na rede de cinemas.

Há ainda centenas de habilidades criadas por desenvolvedores individuais, provendo jogos e informações variadas. Dentre as 19 categorias, aquela com maior quantidade de skills é a de “Música e sons”, que somava 70 habilidades publicadas até o começo da tarde desta quinta-feira, 3. Mas 47 delas eram diferentes “sons de dormir”, com variações como “chuva na janela”, “chuva no telhado”, “máquina de lavar” e “máquina de secar”.

Equipamentos

Neste lançamento a Amazon disponibiliza à venda para o consumidor brasileiro dois alto-falantes inteligentes: o Echo Dot e o Echo Show, que tem uma tela integrada, permitindo visualizar conteúdos. Os dois estão com preços promocionais de R$ 249 e R$ 449, respectivamente. A empresa promete lançar em breve o Amazon Echo por R$ 699.

Análise

A Alexa chega ao Brasil para enfrentar dois concorrentes: Google Assistente e Bixby. Ela vem trazendo na bagagem a bem-sucedida experiência nos EUA. Lá os alto-falantes inteligentes estão se popularizando nas casas da classe média e o Amazon Echo lidera as vendas. Além disso, seu catálogo de estreia, com mais de 350 skills, supera em quantidade aqueles dos dois rivais.

Por outro lado, o Google tem a força da base instalada de smartphones Android, que representam cerca de 90% dos smartphones no Brasil. Em todos eles é possível acessar o Google Assistente dizendo simplesmente “Ok Google”. Porém, a experiência de uso de um assistente de voz no celular é muito diferente daquela em um alto-falante instalado em casa e conectado a outros dispositivos residenciais. A penetração no Brasil do Google Home, alto-falante inteligente do Google, ainda é muito pequena. A tendência é que o Google continue dominando em smartphones, enquanto a Amazon conquiste aos poucos o mercado residencial com a Alexa.

A Bixby corre por fora. Ela está presente nos smartphones da Samsung, que é a líder no mercado brasileiro, com quase metade do market share. Tem até um botão exclusivo para a assistente em alguns modelos top de linha. O problema é que a Bixby ainda não fala português. E não se sabe quando a Samsung trará para o Brasil um alto-falante inteligente.