A Taboola e a Outbrain firmaram a fusão das empresas nesta quinta-feira, 3, em uma operação na qual os acionistas da Outbrain receberão o equivalente a 30% das ações da empresa combinada e mais US$ 250 milhões. Juntos, os dois negócios têm mais de 2 mil funcionários, 23 escritórios, atuação em mais de 50 países nas Américas, Europa, Asia-Pacífico e Oriente Médio, além de atender mais de 20 mil clientes e alcançar em média 2 bilhões de pessoas por mês (MAUs).

Com a fusão, já aprovada pelo conselho das duas companhias, Taboola e Outbrain citam como principais benefícios:

– Apoiar o mercado de mídia no jornalismo online e mobile;

– Ser mais eficiente com uma plataforma para compra de mídia;

– Aumentar a receita de publishers, operadoras de telefonia móveis e fabricantes (OEMs) mobile;

– Promover mais relacionamento das mídias e empresas com os usuários;

– Dar uma melhor experiência do usuário;

– Aumentar a inovação na publicidade com mais soluções de inteligência artificial e ciência de dados;

– Criar opção viável para disputar o mercado de mídia contra Google, Facebook e Amazon, que, juntas, respondem por 70% do mercado de publicidade digital nos EUA, segundo o eMarketer.

Na união, a Outbrain deixará de existir e ficará sob a marca e tutela do CEO da Taboola, Adam Singolda. Por sua vez, o CEO e cofundador da Outbrain ajudará na transição pelos 12 meses seguintes ao término da transação.