A Neo4j, plataforma de inteligência em grafos, vai investir US$ 100 milhões em inteligência artificial generativa e sistemas baseados em agentes de IA. O montante servirá para financiar inovação em produtos e o Programa de Startups, para o financiamento de empresas iniciantes nativas de IA em todo o mundo pelos próximos 12 meses.
A Neo4j é responsável por fornecer uma camada de infraestrutura em inteligência artificial às empresas de modo a reduzir o desperdício de investimentos em IA além de escalar a tecnologia.
Entre as inovações de produtos anunciadas está o lançamento de duas novas soluções que procuram resolver as dificuldades das empresas em desenvolver agentes de IA baseados em dados organizacionais.
O Neo4j Aura Agent: permite criar, testar e implantar agentes de IA em minutos. A ferramenta oferece orquestração automatizada de ponta a ponta e AIOps (Inteligência Artificial para Operações de TI) para recuperação de conhecimento baseada em grafos.
Model Context Protocol (MCP) Server: permite aplicar memória e raciocínio baseados em grafos a qualquer agente ou aplicação de IA. Tem suporte em linguagem natural, criação automática de modelos de dados em grafos, memória persistente e gerenciamento automatizado de instâncias do Neo4j AuraDB.
Ambas as ferramentas têm lançamento previsto ainda para o último trimestre deste ano.
Programa de Startups
A proposta do financiamento de startups é oferecer acesso a créditos em nuvem, capacitação técnica e suporte para levar produtos ao mercado, auxiliando cerca de 1 mil empresas a construir e escalar sistemas baseados em agentes com tecnologia de grafos. O programa já está disponível neste link.
Mudanças estruturais
A Neo4j também anunciou a promoção de Sudhir Hasbe para presidente e diretor de produto e a contratação de Ajay Singh, ex-Databricks, como chefe de engenharia de campo global. E, no início do ano, a empresa nomeou Mark Woodhams, ex-Oracle, como diretor de receitas.