Visando estimular a economia de energia, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançaram em parceria nesta segunda-feira, 3, um aplicativo gratuito para smartphones Android. Batizado de Nossa Energia, o app oferece uma calculadora que identifica os gastos e o consumo da residência, além de um game chamado Apagão e dicas práticas para o consumo consciente.

A calculadora contabiliza em kilowatt (Kw) o gasto conforme a quantidade de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos do usuário, verificando, inclusive, qual deles consome mais energia. O app mostra ainda dicas, elaboradas pelo Akatu e que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Já o game Apagão faz com que o usuário apague as luzes de um prédio com o toque na tela do smartphone.

A iniciativa é parte do programa de educação financeira da Febraban e é o segundo de uma série de ferramentas para estímulo a consumo consciente. Em setembro, as instituições lançaram o aplicativo Nossa Água com a mesma premissa de economia de recursos.