O CPqD Alcance (Android), um aplicativo para facilitar o uso de dispositivos móveis com touch screen entre cegos e pessoas com diferentes graus de deficiência visual, obteve mais de 15 mil downloads na loja de aplicativos do Google, a Google Play.

Funcionando em smartphones, o app usa o recurso de narração do dispositivo (text to speech) para ajudar o usuário a controlar ações básicas e avançadas. As funções que aparecem na tela, com ícones grandes, são acessadas por meio de uma interface padronizada para o deficiente visual.

Dentre as funcionalidades de narração do CPqD Alcance estão: realizar e receber ligações, enviar e receber SMS, verificar o horário das ligações, nível de bateria, data e hora, despertador, localização, auxílio no deslocamento, player de música, leitor de arquivos, previsão do tempo, câmera fotográfica e lista de contatos telefônicos, por exemplo.

O app foi criado em uma parceria entre o CPqD e o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, no interior de São Paulo, com apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico (Funttel) do Ministério das Comunicações.