Em 2020 haverá 2 bilhões de conexões de voz sobre redes LTE (4G) no mundo, o chamado VoLTE (voice over LTE), prevê relatório da Juniper Research publicado nesta semana. Metade dessa base estará concentrada na Ásia, justamente onde surgiram as primeiras iniciativas, especificamente na Coreia do Sul. Será um crescimento exponencial ao longo de cinco anos, já que para 2015 a expectativa é que haja apenas 123 milhões de conexões móveis acessando essa tecnologia.

O VoLTE melhora substancialmente a qualidade das chamadas telefônicas em redes móveis, que passam a ser com áudio de alta definição. Além disso, a chamada é completada quase que instantaneamente. O problema é que o VoLTE requer investimentos no core da rede, além de handsets compatíveis. Algumas operadoras têm optado antes por investir e chamadas via Wi-Fi, até para desafogar suas redes celulares.

De acordo com os analistas da Juniper, as operadoras inicialmente vão lançar VoLTE como uma forma de diferenciação, deixando a monetização para uma segunda etapa. Em 2020, esse serviço deverá gerar uma receita de US$ 100 bilhões para as operadoras móveis no mundo. Isso significa uma receita média de US$ 50 por assinante por ano.