A venda anual de tíquetes através de dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) vai mais que dobrar até 2020, quando alcançará 23 bilhões de unidades no mundo. A previsão consta em um novo relatório da Juniper Research sobre o tema: "Mobile & On-line ticketing: deep dive strategy & competition 2016-2020".

De acordo com os analistas da Juniper, o crescimento será puxado pelo setor de transporte, especialmente aquele com tíquetes de menor valor, como trens, metrôs e ônibus. O setor de aviação, embora registre uma quantidade menor de tíquetes, é o que tem testemunhado o maior crescimento proporcional: com aumento de 50% na quantidade de usuários de tíquetes móveis em 2015 e perspectiva de crescer mais 40% este ano.

Entre os fatores que têm puxado a adoção de tíquetes móveis a Juniper destaca a inclusão de ferramentas de pagamento móvel, como Apple Pay, dentro dos apps de empresas de transporte.

Para os analistas da Juniper, o próximo passo no setor de tíquetes móveis seria a adoção de soluções de validação automática por localização, usando beacons com Bluetooth de baixo consumo de energia (BLE). Algumas experiências nesse sentido já acontecem em países mais maduros, como a Inglaterra. Uma companhia ferroviária inglesa chamada FutureRailway está testando um sistema desse tipo. O usuário nem precisaria apresentar seu celular para um fiscal ou encostá-lo em um leitor de NFC em uma catraca: a sua presença no local com o tíquete devidamente armazenado no celular já serviria para a validação. Ou talvez no futuro nem precise ter comprado o tíquete antes. Bastaria entrar no trem ou no ônibus com o app instalado no celular para ser cobrado mais tarde em seu cartão de crédito de acordo com o percurso realizado.

Panorama Mobile Time/Opinion Box

Na próxima quarta-feira, 20, será divulgada a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil, que apresentará dados sobre hábitos de compra dos brasileiros através de seus smartphones, tanto de bens físicos quanto de serviços O2O (chamada de táxi, delivery de comida, hospedagem e compra de ingressos de eventos). Uma matéria será publicada neste noticiário com um resumo do relatório e o link para o seu download gratuito na íntegra.