chip; semicondutor

Ilustração: Cecilia Marins

A TIM Brasil anunciou nesta quinta-feira, 3, que irá adotar o Plus Codes, endereçamento digital do Google, no app TIM + Vendas (Android, iOS). Revendedores da plataforma poderão utilizar o recurso para que fique mais fácil de serem encontrados.

Parecida com um código postal, a tecnologia do Google gera endereços digitais a pessoas ou lugares que não possuem endereço formal. Cada código alfanumérico corresponde a coordenadas de latitude e longitude. Esses endereços podem ser pesquisados no Google Maps, na ferramenta de busca ou em um site dedicado. Um exemplo de código seria C8QV+CJ.

A adição do recurso tem como objetivo tornar mais fácil a localização de profissionais que moram em zonas rurais e comunidades, onde é comum que residências não tenham um endereço oficial, dificultando a entrega de produtos.

Os revendedores da plataforma, destinada a profissionais autônomos que comercializam chips e recargas da operadora, poderão cadastrar o seu endereço como um Plus Code pelo próprio app. Hoje, há mais de 30 mil revendedores ativos no Brasil. 

Expansão 4G

Nesta quinta-feira, a TIM também anunciou acordo com o grupo agrícola Insolo, a fim de reforçar sua presença digital no campo. Mais duas fazendas do complexo do grupo terão cobertura 4G, Serra da Fortaleza e Santa Maria, se somando às outras três que já possuem, na região sul do Piauí.

Dessa forma, mais de 120 mil hectares terão cobertura da rede de quarta geração da operadora. As duas fazendas da Insolo, que produzem soja e milho, receberão sites na frequência de 700 MHz, ajudando na conectividade de máquinas e sensores, integrando sistemas, dados e equipes.

O projeto de expansão 4G na Insolo prevê a evolução futura para 5G. O backhaul de fibra é fornecido pela Brasil Net, que também atuou no Expo Agro Digital, na Fazenda Ipê do grupo, em 2022, no qual houve ativação de 5G pela operadora.