O projeto de endereçamento digital em comunidades carentes por meio do Plus Codes, do Google, recebeu uma expansão nesta terça-feira, 5. Em parceria com OLX e sua marca de imóveis (ZAP), Gerando Falcões e naPorta, 260 endereços foram instalados para impactar 1.040 pessoas na Favela do Guarani, no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo.

O projeto conta com investimento de R$ 200 mil por parte da OLX. Google entra com a tecnologia do Plus Codes, que gera o endereço digital e pode ser usado para pesquisa no Google Maps. Gerando Falcões faz o relacionamento com a comunidade e naPorta auxilia na gestão da logística e na instalação das placas.

Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais na Gerando Falcões, afirmou que o endereçamento digital “materializa mais um ponto” para acabar com a pobreza nas favelas. Afirmou que a experiência que emplacou endereços em 100% da Favela dos Sonhos em Ferraz dos Vasconcelos, região metropolitana de SP, ajuda a trazer “direitos, autoestima e dignidade ao morador” da comunidade, que passa a ter um endereço com o qual pode fazer compras online ou até mesmo colocar em seu currículo.

Por sua vez, Marcos Leite, diretor geral da vertical de imóveis da OLX, afirmou que a ideia da entrada da companhia no projeto é dar “a dignidade de morar” para toda sociedade brasileira. Assim como Rentel, afirmou que o projeto possibilita ao morador das favelas fazer “tarefas básicas do dia a dia”. Ao mesmo tempo quer provocar a discussão de uma melhor legislação para habitação e infraestrutura nas cidades.

Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google Maps na América Latina, afirmou que o projeto se enriquece com atores de entrega e georreferenciamento, sejam parceiros públicos ou privados. E lembrou que o projeto envolve ações anteriores em Paraisópolis e em endereços rurais no governo de São Paulo.

Vale lembrar que a iniciativa anterior na Favela de Paraisópolis com Americanas e G10 Favelas ganhou o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria inovação com impacto social/ambiental pela escolha do júri.

Até o final do ano, Leite disse que a expectativa é que a parceria emplaque 10 mil novos endereços em 16 favelas que o Zap apoiará. Desses 10 mil emplacamentos, 1,4 mil serão na Favela do Guarani e poderão impactar até 5,6 mil pessoas, explicou ao Mobile Time Sanderson Pajeú, CEO e fundador da naPorta.

Imagem: Marcos Leite, diretor geral da vertical de imóveis OLX, instalando uma das placas (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)