O Google registrou ao todo 214 mil endereços digitais nos seus dois principais projetos no Brasil, sendo 200 mil unidades no projeto de endereçamento para unidades rurais com o governo de São Paulo, iniciado em 2019, e 14 mil na Favela de Paraisópolis desde 2022.

O montante conta apenas os emplacamentos feitos a partir de relações diretas com o Google, como explicou Wilson Rodrigues, gerente de parceira do Google Maps na América Latina, uma vez que os Plus Codes são abertos. Não estão computados outros registros feitos sem intermediação do Google, como o uso no app de revendedores da TIM, o TIM + Vendas, que usa a solução.

Atualmente, o Google está com um projeto de expansão dos endereços digitais para 20 comunidades no Brasil em parceria com a Gerando Falcões e naPorta. A ideia com a ação é levar as placas para mais 10 mil moradias até o final de 2023. Dos 10 mil endereços digitais, 1,4 mil serão instalados na Favela do Guarani, em São Paulo. Localizada na região leste da capital, o processo de endereçamento digital na comunidade começou nesta terça-feira, 5, com 260 moradias. Esta ação conta ainda com o apoio da OLX-ZAP.

Rodrigues afirmou ainda que o Google tem a intenção de expandir mais o projeto de endereçamento digital em outras comunidades, mas não forneceu detalhes.

Vale lembrar que a iniciativa ganhou o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria inovação com impacto social/ambiental pela escolha do júri com a instalação dos endereços digitais na Favela de Paraisópolis em parceria com Americanas e G10 Favelas.

Imagem: Wilson Rodrigues, gerente do Google, ao centro, com a placa da Favela do Guarani (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)