A AWS e a OpenAI firmaram um acordo de sete anos avaliado em US$ 38 bilhões nesta segunda-feira, 3. A ideia é que a companhia de inteligência artificial acesse a capacidade computacional da nuvem da Amazon que possui milhões de placas gráficas (GPUs) da NVIDIA, podendo escalar para mais unidades no futuro.
Entre os equipamentos que a OpenAI terá acesso estão os Amazon EC2 UltraServers que possuem milhares de GPUs (GB 2000 e GB 3000) agrupadas da NVIDIA. Esses clusters tecnológicos permitirão à companhia orquestrar suas cargas de trabalho de IA, seja inferência ou treinamento, com baixa latência.
No acordo, a empresa capitaneada pelo CEO Sam Altman começa a usar a nuvem da AWS imediatamente, sendo que a capacidade plena estará disponível antes do final de 2026 e poderá ser expandida a partir de 2027. Essa infraestrutura visa atender a demanda da plataforma de IA que está próxima dos 800 milhões de usuários ativos semanais.
Vale lembrar que esta não é a única parceria entre AWS e OpenAI.
As duas companhias realizaram um contrato no começo de agosto que garantiu a chegada dos modelos de fundação da OpenAI para uso dos clientes do Amazon Bedrock, o marketplace na nuvem com diversos modelos disponíveis para os clientes da AWS.
Recentemente ao lado de outro fornecedor de nuvem, a Oracle, o vice-presidente de infraestrutura e de computação industrial da OpenAI, Peter Hoeschele, afirmou que a sua empresa precisa cada vez mais estar preparada para lançar produtos e se adaptar rapidamente às demandas do mercado, o que inclui a necessidade de navegar na era da industrialização da computação.
Imagem principal: Servidores da AWS (divulgação)
