A Amazon vai investir até US$ 4 bilhões no modelo de inteligência artificial generativa da Anthropic.

A Anthropic foi fundada há cerca de dois anos por ex-executivos de pesquisa da OpenAI e lançou recentemente seu novo chatbot batizado de Claude 2.

As duas empresas disseram na segunda-feira, 25, que a ideia é formar uma colaboração estratégica para promover a IA generativa, com a startup selecionando a Amazon Web Services (AWS) como seu principal provedor de nuvem. A Anthropic disse que fornecerá aos clientes da AWS acesso antecipado a recursos exclusivos para personalização de modelos e recursos de ajuste fino.

A Anthropic também usará semicondutores personalizados projetados pela AWS para treinar os modelos básicos que sustentam suas aplicações de IA. Os modelos básicos são grandes programas de inteligência artificial treinados em grandes quantidades de dados para que possam ser adaptados para resolver uma ampla gama de tarefas.

Os clientes da AWS poderão desenvolver modelos de IA da Anthropic via Amazon Bedrock, serviço que permite que clientes construam aplicações de IA generativa na nuvem por meio de modelos já existentes em vez de treinar seus próprios modelos.

Com isso, empresas de diferentes setores poderão usar Claude 2 para uma ampla gama de tarefas. Entre os exemplos dados pela empresa estão a criação de diálogos sofisticados e geração de conteúdo criativo, passado por raciocínio complexo e envio de instruções detalhadas. Será possível processar com grandes quantidades de informações, incluindo documentos técnicos específicos de domínio para casos de uso nas áreas financeira, jurídica, codificação, por exemplo.

Em comunicado, a Anthropic informou que a Amazon teria uma participação minoritária no seu negócio. A startup usará os chips Trainium e Inferentia da Amazon – projetados especificamente para aplicações de inteligência artificial generativa – para desenvolver seus novos modelos de IA.

Alexa com IA generativa

Vale lembrar que recentemente a Amazon anunciou que sua assistente virtual, a Alexa, vai ser incrementada com IA generativa em breve para aumentar os poderes de conversação. E, dias depois, mais precisamente nesta segunda-feira, 25, a OpenAI anunciou que o ChatGPT vai ganhar visão e voz.

Amazon x Microsoft

O acordo entre Amazon e Anthropic é muito semelhante ao realizado entre Microsoft e OpenAI, que deve receber US$ 10 bilhões em investimentos. Inclusive, a parceria envolve o uso da nuvem da Microsoft, a Azure.