Sem bases de dados e analytics, a maior parte das empresas deve levar anos para concluir a operacionalização da inteligência artificial (IA) agêntica especialmente por conta de problemas de qualidade, disponibilidade e acesso a dados, segundo pesquisa global feita pela Enterprise Technology Research (ETF), a pedido da Qlik.

Outros pontos citados como razão para o adiamento foram: integração, habilidade e governanças. Para se ter ideia, dentre os respondentes, somente 18% já implementaram a tecnologia, enquanto 46% projetam fazer isso dentro de três a cinco anos.

Parte do problema passa pelo planejamento, já que apenas 19% dos entrevistados afirmaram mensurar o valor do retorno de investimento (ROI). O relatório da Qlik aponta que “a narrativa da governança está mudando de ‘deveríamos fazer isso’ para ‘o que vamos obter com isso'”.

Por outro lado, a questão passa longe de ser financeira. Das 200 empresas entrevistadas, 97% afirmaram que já possuem orçamento destinado à IA agêntica, 39% pretendem investir até US$ 1 milhão ou mais, valor que equivale a 34% do total normalmente destinado à IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!