Um ano e meio atrás, MOBILE TIME noticiou os testes do CPqD com a primeira versão de um app Android voltado para deficientes visuais, então chamado de VozMóvel. Depois de ser experimentado e avaliado por um grupo de deficientes visuais do Centro de Prevenção à Cegueira de Americana/SP, o app virou realidade e foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 3, na Google Play, agora batizado como CPqD Alcance. Seu lançamento se dá, coincidentemente, na mesma semana em que o MMF disponibiliza a versão em português do GARI, um guia para smartphones, tablets e aplicativos móveis voltados para pessoas com necessidades especiais.

O app do CPqD tem como objetivo facilitar o manuseio do smartphone pela pessoa cega. A tela principal é dividida em seis quadrados para as seguintes funções: realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), histórico de ligações, nível de bateria, data e hora e a lista de contatos telefônicos. Ao passar o dedo sobre cada ícone, o telefone fala em voz alta do que se trata, usando uma tecnologia de síntese de voz criada pelo CPqD. Para acessar aquela função, basta clicar duas vezes no mesmo quadrado. O usuário então é levado para um submenu, novamente com a tela dividida em até seis quadrados.

A partir do feedback recebido durante os testes no ano passado, o CPqD Alcance incluiu algumas funções novas, como despertador (com lembrete de voz), localização e auxílio ao deslocamento, tocador de música e leitor de arquivos de texto.

O projeto foi desenvolvido com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep. O download do app é gratuito.